ESTRATÉGIA MUNICIPAL​

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. 

Que estratégia para o Comércio de Lisboa?

A Câmara Municipal é o orgão executivo do município

O comércio de Lisboa é um reflexo vivo da sua história, identidade e dinamismo urbano. Com as suas lojas históricas e novos conceitos empreendedores, representa um pilar fundamental da identidade e vitalidade económica da capital. No entanto, num cenário de mudanças aceleradas, a revitalização do comércio local exige uma estratégia sólida que equilibre tradição e inovação, respondendo aos desafios contemporâneos e assegurando a sustentabilidade deste setor essencial.

Para responder aos desafios atuais, como a concorrência global, a evolução dos hábitos de consumo e a necessidade de modernização sem perder a identidade, a estratégia municipal assenta em quatro eixos fundamentais:

Bairros comerciais vibrantes – Desenvolvimento de zonas comerciais dinâmicas que servem as necessidades da
população local, alinhadas com o conceito da cidade dos 15 minutos

Negócios locais fortes e sustentáveis – Apoio à digitalização, inovação e adaptação dos negócios locais para aumentar a sua competitividade e resistência às mudanças do mercado. Reforço da capacidade de resistência dos negócios locais através de programas de apoio e capacitação, incentivos à economia circular, e outros (fiscais).

Comunicação e promoção – Criação de plataformas e canais de comunicação diretos e eficazes entre comerciantes e consumidores, facilitando a interação e o acesso à informação.

Parcerias e colaboração -Fomento da cooperação entre empresários, associações e outros agentes económicos, promovendo uma comunidade empresarial mais coesa e capacitada.

Esta abordagem integrada visa posicionar Lisboa como uma referência internacional em economia de proximidade, preservando a sua autenticidade enquanto abraça a modernização necessária para o futuro do comércio local mais forte, resiliente e que responda às necessidades de todos os que vivem e visitam a cidade.

Entre as ações prioritárias, destacam-se a implementação do Balcão Comerciante para centralizar serviços de licenciamento e apoio, a criação de um Programa de  capacitação para oferecer conhecimento prático e apoio personalizado em áreas vitais para os comerciantes tornarem os seus negócios mais resilientes e competitivos, a revisão do Licenciamento Zero para garantir um planeamento comercial mais equilibrado e o reforço da promoção das Lojas com História, assegurando a valorização do património comercial de Lisboa.

PARCEIROS