COMÉRCIO+
Programa de capacitação para comerciantes de Lisboa

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

O Comércio+ é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para a dinamização e fortalecimento do comércio local, setor fundamental para a vitalidade económica da cidade.

Composto por duas dimensões de atuação – capacitação (ações de capacitação presenciais e online) e apoio  especializado (sessões de acompanhamento individual com especialistas) – o programa visa proporcionar conhecimento prático e apoio personalizado aos empresários locais do comércio e da restauração em áreas como a gestão, o marketing e a digitalização, para tornar os seus negócios mais resilientes, competitivos e adaptados às novas exigências do mercado. 

Desenvolvido pelo Direção Municipal de Economia e Inovação, através do seu Departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas, o Comércio+ destina-se a comerciantes de micro e pequenas e médias empresas do concelho de Lisboa, independentemente do nível de antiguidade e experiência no setor.

 

1. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO
A vertente de capacitação inclui sessões de aprendizagem com especialistas, a decorrer em formato presencial ou online, em horário pós-laboral (19h), com o objetivo de dotar os comerciantes de conhecimentos em diversas áreas, desde a gestão financeira e plano de negócios até ao marketing e redes sociais.
Estas ações serão uma oportunidade para os comerciantes adquirirem conhecimentos essenciais para a gestão sustentável das suas lojas.

2. APOIO INDIVIDUAL ESPECIALIZADO 
A vertente de acompanhamento individual será implementada numa segunda fase, com abertura de candidaturas ainda em 2025.

Modelo de funcionamento
O acompanhamento individual será realizado em três etapas principais:

  • Reunião de acolhimento: Recolha de informação sobre o comerciante e levantamento de necessidades e desafios do negócio.
  • Reunião de apresentação do programa de apoio: Esclarecimento de dúvidas, orientação estratégica e encaminhamento do comerciante para os apoios mais adequados ao seu caso.
  • Apoio especializado: Reuniões individuais com especialistas e parceiros, com um limite de 3 sessões de 1 hora por comerciante.

Como participar?
As incrições serão feitas através de formulário disponível neste site (em breve).

Junte-se ao COMÉRCIO+ e invista no futuro do seu negócio!

Programa de sessões de capacitação

Sessão 1: Como gerir melhor o meu negócio de comércio?
Gestão diária do negócio para comerciantes.
Data: 8 de abril
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c 
Temas: Saiba como otimizar recursos, controlar custos, tomar decisões financeiras mais seguras e aumentar a rentabilidade do seu negócio. Destinado a todos os comerciantes, independentemente da experiência e antiguidade.
Inscrição: aqui

Sessão 2: Quais as melhores opções de financiamento para o meu comércio?
Fontes de financiamento disponíveis – vantagens e desvantagens.
Data: 29 abril
Hora: 19h – 20h30
Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa (Rua Viriato, 13 – Picoas Plaza)
Temas: Nesta sessão, iremos abordar as principais fontes de financiamento disponíveis para negócios no setor do comércio. Serão analisadas as suas formas de funcionamento, bem como as vantagens e desvantagens associadas a cada uma delas.
Inscrição aqui

Sessão 3: Como é que posso atrair mais clientes para o meu negócio?
Estratégias de marketing digital para lojas físicas. 
Data: 20 maio
Hora: 19h – 20h30
Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa (Rua Viriato, 13 – Picoas Plaza)
Temas: A sessão de capacitação abordará a importância de manter uma presença online, mesmo para lojas físicas, com foco na criação e otimização do perfil no Google My Business, estratégias de marketing de conteúdo para redes sociais, técnicas de SEO local para garantir visibilidade nas buscas regionais e o uso de email marketing para criar campanhas simples e impactantes voltadas para clientes locais.
Inscrição aqui

Sessão 4: Quero vender (mais) online – o que preciso de saber?
Como iniciar ou potenciar um negócio no e-commerce.
Data: 24 junho
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c 
Temas: Esta sessão de capacitação é pensada para comerciantes e empreendedores que queiram dar os primeiros passos no e-commerce ou melhorar a sua loja online. Serão abordados os conceitos fundamentais do comércio eletrónico e o seu potencial para dinamizar o comércio local, bem como algumas das principais plataformas disponíveis para criar uma loja online, com destaque para as vantagens e limitações de cada uma. A ação inclui ainda os passos essenciais para lançar uma loja digital – desde a seleção de produtos até aos meios de pagamento, logística e atendimento ao cliente – bem como um conjunto de boas práticas para começar com o pé direito.
Inscrição: aqui

Sessão 5: Como posso organizar melhor o meu negócio no dia a dia?
Ferramentas digitais para uma gestão mais eficiente de lojas de comércio.
Data: 15 julho
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c (Baixa)
Temas: Gerir um pequeno negócio envolve múltiplas tarefas diárias e e nem sempre é fácil manter tudo organizado. Esta sessão de capacitação foi pensada para comerciantes que queiram simplificar a gestão do seu negócio, recorrendo a ferramentas digitais acessíveis e práticas. Serão apresentadas soluções simples para melhorar a organização do dia a dia, desde a gestão de clientes (CRM), passando pelo controlo de vendas e de inventário, até à análise de resultados. O objetivo é ajudar os participantes a ganharem tempo, reduzirem erros e tomarem decisões mais informadas. 
Inscrição: aqui

Sessão 6: Como preparar o meu negócio para o Natal e destacar-me online?
Estratégias criativas e ferramentas digitais para campanhas de Natal no comércio local
Data: 21 outubro
Hora: 19h-20h30
Local: Edifício Central do Município (Campo Grande 25, Piso 1, Sala 7)
Temas: Como planear uma campanha de Natal eficaz para o comércio local.
Criação de conteúdos temáticos para redes sociais, Google e WhatsApp Business.
Ferramentas gratuitas para desenvolver materiais de comunicação.
Sugestões de promoções e dinâmicas para atrair clientes na época festiva.
Boas práticas de comunicação para fidelizar após o Natal.
Inscrição: aqui

Sessão 7: Como posso dinamizar o meu negócio no digital?
Formação prática para criar conteúdos e planear campanhas.
Data: 28 outubro
Hora: 19h – 20h30
Local: Edifício Central do Município (Campo Grande 25, Piso 1, Sala 7)
Temas: Criar conteúdos apelativos que despertam o interesse dos clientes; Comunicar de forma estratégica nas redes sociais e canais digitais; Planear campanhas sazonais (como o Natal, saldos ou dias especiais); Aumentar o envolvimento e fidelizar clientes com pequenas acções diárias; Medir resultados e perceber o que está a funcionar.
Nota importante: Os participantes devem levar o seu computador portátil, uma vez que serão convidados a trabalhar em tempo real sobre os seus próprios negócios e canais digitais.
Inscrição: aqui

Sessão 8: Gestão de empresas familiares
Data: 18 novembro
Hora: 19h-20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c (Baixa)
Temas: Continuidade dos negócios familiares. 
Inscrição: TBA

Sessão 9: TBA
Data: 25 novembro
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c (Baixa)
Temas: TBA
Inscrição: TBA