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A Câmara Municipal é o orgão executivo do município
O comércio de Lisboa é um reflexo vivo da sua história, identidade e dinamismo urbano. Com as suas lojas históricas e novos conceitos empreendedores, representa um pilar fundamental da identidade e vitalidade económica da capital. No entanto, num cenário de mudanças aceleradas, a revitalização do comércio local exige uma estratégia sólida que equilibre tradição e inovação, respondendo aos desafios contemporâneos e assegurando a sustentabilidade deste setor essencial.
Para responder aos desafios atuais, como a concorrência global, a evolução dos hábitos de consumo e a necessidade de modernização sem perder a identidade, a estratégia municipal assenta em quatro eixos fundamentais:
Bairros comerciais vibrantes – Desenvolvimento de zonas comerciais dinâmicas que servem as necessidades da
população local, alinhadas com o conceito da cidade dos 15 minutos
Negócios locais fortes e sustentáveis – Apoio à digitalização, inovação e adaptação dos negócios locais para aumentar a sua competitividade e resistência às mudanças do mercado. Reforço da capacidade de resistência dos negócios locais através de programas de apoio e capacitação, incentivos à economia circular, e outros (fiscais).
Comunicação e promoção – Criação de plataformas e canais de comunicação diretos e eficazes entre comerciantes e consumidores, facilitando a interação e o acesso à informação.
Parcerias e colaboração -Fomento da cooperação entre empresários, associações e outros agentes económicos, promovendo uma comunidade empresarial mais coesa e capacitada.
Esta abordagem integrada visa posicionar Lisboa como uma referência internacional em economia de proximidade, preservando a sua autenticidade enquanto abraça a modernização necessária para o futuro do comércio local mais forte, resiliente e que responda às necessidades de todos os que vivem e visitam a cidade.
Entre as ações prioritárias, destacam-se a implementação do Balcão Comerciante para centralizar serviços de licenciamento e apoio, a criação de um Programa de capacitação para oferecer conhecimento prático e apoio personalizado em áreas vitais para os comerciantes tornarem os seus negócios mais resilientes e competitivos, a revisão do Licenciamento Zero para garantir um planeamento comercial mais equilibrado e o reforço da promoção das Lojas com História, assegurando a valorização do património comercial de Lisboa.
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