Novos lojistas do concurso “A Minha Loja” recebem capacitação em gestão e comércio

Programa Comércio+

A Câmara Municipal de Lisboa promoveu no mês de setembro uma sessão de capacitação integrada no programa Comércio+ direcionada aos empresários que tiveram espaços não habitacionais (lojas) atribuídos após o primeiro concurso A Minha Loja, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Local.

Marta Miraldes foi a consultora em gestão empresarial convidada para conduzir uma sessão centrada na transmissão de informação básica e de “dicas” pensadas para quem vai iniciar um projeto empresarial de comércio por conta própria. Os 18 de participantes saíram no final da iniciativa munidos de ferramentas úteis que os irão ajudar na gestão quotidiana dos respetivos negócios.

Longe de ser uma tradicional ação de formação, com pouca proatividade por parte de quem assiste, a iniciativa provocou nos participantes uma postura mais responsiva e colaborativa, pondo-os à prova e colocando-os em situações hipotéticas que tinham de resolver para assim aprenderem a antecipar e a resolver problemas que podem vir a enfrentar.

Conhecer o meu negócio, gestão administrativa e financeira, fontes de financiamento do negócio, gestão de tempos e prioridades, atendimento aos clientes, modelos de negócios, fatores de diferenciação, perfil dos clientes, criação de laços locais com o meio envolvente (bairro) foram alguns dos ensinamentos transmitidos, de forma prática e também com recurso ao visionamento de vídeos exemplificativos. Saber como captar a atenção e fidelizar clientes, mesmo aqueles que nem sempre ficam satisfeitos com “o nosso produto ou serviço” tem muito que se lhe diga. E se as coisas não correrem bem à primeira, «não há nada como cativar um cliente com uma “oferta” ou um preço especial que o deixará bem impressionado», aconselhou Marta Miraldes.

Alguns dos participantes mostraram que não lhes falta espírito empreendedor. Para estes, responder a um desafio em nome próprio, colocando-o como centro de uma atividade profissional e fonte de rendimento não é propriamente uma novidade. Para outros, a nova aventura em que se vão lançar será, seguramente, o primeiro dia do resto das suas vidas.

A Câmara Municipal de Lisboa promoveu no início do ano o concurso A Minha Loja, para espaços não habitacionais destinados ao desenvolvimento de atividades com fins lucrativos. Eis os bairros onde foram colocados a concurso estes espaços:  Alta Lisboa Centro (Lumiar), Ameixoeira (Santa Clara), Armador (Marvila) Boavista (Benfica), Condado (Marvila), Eduardo Bairrada (Ajuda), Horta Nova (Carnide), João Nascimento Costa (Beato), Lóios/Cooperativas (Marvila), Maria Pia (Estrela), Marquês de Abrantes (Marvila), Padre Cruz (Carnide), Quinta do Cabrinha (Alcântara), Quinta do Loureiro (Campo de Ourique), Rego (Avenidas Novas), Vale St.º António (Penha de França).

Florim Avram, um dos participantes na sessão, teve a sorte de, após este concurso, poder agora abrir o seu negócio, uma lavandaria, no bairro onde vive – o bairro da Horta Nova. Concorreu por ser uma oportunidade e um desafio. E além do mais, diz, “disponibilizar estes espaços é essencial, porque contraria a tendência que existe em muito bairros municipais de Lisboa, onde a população residente não dispõe de um comércio próximo de casa, tendo de deslocar-se para fora da área de residência.”

Também poderá interessar

Post Image Placeholder

Pergunta do Mês

Em que área da sua atividade de comerciante sente mais necessidade de...