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O Comércio+ é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para a dinamização e fortalecimento do comércio local, setor fundamental para a vitalidade económica da cidade.
Composto por duas dimensões de atuação – capacitação (ações de capacitação presenciais e online) e apoio especializado (sessões de acompanhamento individual com especialistas) – o programa visa proporcionar conhecimento prático e apoio personalizado aos empresários locais do comércio e da restauração em áreas como a gestão, o marketing e a digitalização, para tornar os seus negócios mais resilientes, competitivos e adaptados às novas exigências do mercado.
Desenvolvido pelo Direção Municipal de Economia e Inovação, através do seu Departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas, o Comércio+ destina-se a comerciantes de micro e pequenas e médias empresas do concelho de Lisboa, independentemente do nível de antiguidade e experiência no setor.
1. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO
A vertente de capacitação inclui sessões de aprendizagem com especialistas, a decorrer em formato presencial ou online, em horário pós-laboral (19h), com o objetivo de dotar os comerciantes de conhecimentos em diversas áreas, desde a gestão financeira e plano de negócios até ao marketing e redes sociais.
Estas ações serão uma oportunidade para os comerciantes adquirirem conhecimentos essenciais para a gestão sustentável das suas lojas.
2. APOIO INDIVIDUAL ESPECIALIZADO 
A vertente de acompanhamento individual será implementada numa segunda fase, com abertura de candidaturas ainda em 2025.
Como participar?
As incrições serão feitas através de formulário disponível neste site (em breve).
Junte-se ao COMÉRCIO+ e invista no futuro do seu negócio!

Sessão 1: Como gerir melhor o meu negócio de comércio?
Gestão diária do negócio para comerciantes.
Data: 8 de abril
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c 
Temas: Saiba como otimizar recursos, controlar custos, tomar decisões financeiras mais seguras e aumentar a rentabilidade do seu negócio. Destinado a todos os comerciantes, independentemente da experiência e antiguidade.
Inscrição: aqui

Sessão 2: Quais as melhores opções de financiamento para o meu comércio?
Fontes de financiamento disponíveis – vantagens e desvantagens.
Data: 29 abril
Hora: 19h – 20h30
Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa (Rua Viriato, 13 – Picoas Plaza)
Temas: Nesta sessão, iremos abordar as principais fontes de financiamento disponíveis para negócios no setor do comércio. Serão analisadas as suas formas de funcionamento, bem como as vantagens e desvantagens associadas a cada uma delas.
Inscrição aqui

Sessão 3: Como é que posso atrair mais clientes para o meu negócio?
Estratégias de marketing digital para lojas físicas. 
Data: 20 maio
Hora: 19h – 20h30
Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa (Rua Viriato, 13 – Picoas Plaza)
Temas: A sessão de capacitação abordará a importância de manter uma presença online, mesmo para lojas físicas, com foco na criação e otimização do perfil no Google My Business, estratégias de marketing de conteúdo para redes sociais, técnicas de SEO local para garantir visibilidade nas buscas regionais e o uso de email marketing para criar campanhas simples e impactantes voltadas para clientes locais.
Inscrição aqui

Sessão 4: Quero vender (mais) online – o que preciso de saber?
Como iniciar ou potenciar um negócio no e-commerce.
Data: 24 junho
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c 
Temas: Esta sessão de capacitação é pensada para comerciantes e empreendedores que queiram dar os primeiros passos no e-commerce ou melhorar a sua loja online. Serão abordados os conceitos fundamentais do comércio eletrónico e o seu potencial para dinamizar o comércio local, bem como algumas das principais plataformas disponíveis para criar uma loja online, com destaque para as vantagens e limitações de cada uma. A ação inclui ainda os passos essenciais para lançar uma loja digital – desde a seleção de produtos até aos meios de pagamento, logística e atendimento ao cliente – bem como um conjunto de boas práticas para começar com o pé direito.
Inscrição: aqui

Sessão 5: Como posso organizar melhor o meu negócio no dia a dia?
Ferramentas digitais para uma gestão mais eficiente de lojas de comércio.
Data: 15 julho
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c (Baixa)
Temas: Gerir um pequeno negócio envolve múltiplas tarefas diárias e e nem sempre é fácil manter tudo organizado. Esta sessão de capacitação foi pensada para comerciantes que queiram simplificar a gestão do seu negócio, recorrendo a ferramentas digitais acessíveis e práticas. Serão apresentadas soluções simples para melhorar a organização do dia a dia, desde a gestão de clientes (CRM), passando pelo controlo de vendas e de inventário, até à análise de resultados. O objetivo é ajudar os participantes a ganharem tempo, reduzirem erros e tomarem decisões mais informadas. 
Inscrição: aqui

Sessão 6: Como preparar o meu negócio para o Natal e destacar-me online?
Estratégias criativas e ferramentas digitais para campanhas de Natal no comércio local
Data: 21 outubro
Hora: 19h-20h30
Local: Edifício Central do Município (Campo Grande 25, Piso 1, Sala 7)
Temas: Como planear uma campanha de Natal eficaz para o comércio local.
Criação de conteúdos temáticos para redes sociais, Google e WhatsApp Business.
Ferramentas gratuitas para desenvolver materiais de comunicação. 
Sugestões de promoções e dinâmicas para atrair clientes na época festiva.
Boas práticas de comunicação para fidelizar após o Natal.
Inscrição: aqui

Sessão 7: Como posso dinamizar o meu negócio no digital?
Formação prática para criar conteúdos e planear campanhas.
Data: 28 outubro
Hora: 19h – 20h30
Local: Edifício Central do Município (Campo Grande 25, Piso 1, Sala 7)
Temas: Criar conteúdos apelativos que despertam o interesse dos clientes; Comunicar de forma estratégica nas redes sociais e canais digitais; Planear campanhas sazonais (como o Natal, saldos ou dias especiais); Aumentar o envolvimento e fidelizar clientes com pequenas acções diárias; Medir resultados e perceber o que está a funcionar.
Nota importante: Os participantes devem levar o seu computador portátil, uma vez que serão convidados a trabalhar em tempo real sobre os seus próprios negócios e canais digitais.
Inscrição: aqui
Sessão 8: Gestão de empresas familiares
Data: 18 novembro
Hora: 19h-20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c (Baixa)
Temas: Continuidade dos negócios familiares. 
Inscrição: TBA
Sessão 9: TBA
Data: 25 novembro
Hora: 19h – 20h30
Local: Largo de São Julião, 16, r/c (Baixa)
Temas: TBA
Inscrição: TBA