Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
O COMÉRCIO+ Programa de capacitação para comerciantes de Lisboa é a mais recente iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para a dinamização e fortalecimento do comércio local, setor fundamental para a vitalidade económica da cidade.
Composto por duas dimensões de atuação – capacitação (ações de capacitação presenciais e online) e acompanhamento individual (atendimento e sessões com especialistas) – o programa visa proporcionar conhecimento prático e apoio personalizado aos empresários do setor, nas áreas da gestão financeira, marketing e digitalização.
Através do reforço das competências dos comerciantes, a iniciativa pretende tornar os seus negócios mais resilientes, competitivos e adaptados às novas exigências do mercado e da cidade.
CAPACITAÇÃO
A vertente de capacitação e formação inclui sessões de capacitação, a decorrer em formato presencial ou online, em horário pós-laboral (19h), com especialistas em diversas áreas, desde a gestão financeira e plano de negócios até ao marketing, redes sociais e e-commerce.
Estas ações serão uma oportunidade para os comerciantes adquirirem conhecimentos essenciais para a gestão sustentável dos seus negócios.
A participação é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis.
ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL
A componente de acompanhamento individual será implementada numa segunda fase, com abertura de candidaturas ainda este ano.
Modelo de funcionamento:
O acompanhamento individual será realizado em três fases principais:
1. Reunião de acolhimento: Recolha de informação sobre o comerciante e levantamento de necessidades e desafios do negócio.
2. Reunião de apresentação do programa de apoio: Esclarecimento de dúvidas, orientação estratégica e encaminhamento do comerciante para os apoios mais adequados ao seu caso.
3. Apoio especializado: Reuniões individuais com especialistas e parceiros, com um limite de 3 sessões de 1 hora por comerciante.
Como participar?
Fique atento à abertura de candidaturas.
Junte-se ao COMÉRCIO+ e invista no futuro do seu negócio!
Lojas com História é um programa da Câmara Municipal de Lisboa dedicado à valorização de estabelecimentos icónicos e emblemáticos que marcaram e continuam a marcar a identidade cultural e histórica da cidade, e que são mais do que simples comércios, são patrimónios vivos. O programa reconhece estabelecimentos comerciais com características únicas e diferenciadoras, atribuindo-lhes a distinção de “Loja com História” e proporcionando acesso a apoios financeiros através do Fundo Municipal “Lojas com História”.
Quem pode candidatar-se?
Qualquer pessoa singular ou coletiva, pública ou privada, pode apresentar a candidatura de um estabelecimento comercial à distinção.
Prazos
As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer altura.
Critérios de elegibilidade
São elegíveis lojas de comércio de rua cujas atividades se enquadrem nas divisões 47, 56, 95 ou 96 da Classificação Portuguesa das Atividades Económicas (CAE), excluindo-se estabelecimentos em centros comerciais ou galerias comerciais.
Processo de avaliação
As candidaturas são avaliadas por um Grupo de Trabalho que verifica o cumprimento dos critérios estabelecidos no regulamento municipal.
Consulte o regulamento
Para mais informações detalhadas e acesso ao formulário de candidatura, visite a página oficial do programa
Fundo Municipal LOJAS COM HISTÓRIA
Os estabelecimentos comerciais distinguidos como Lojas com História podem candidatar-se aos apoios previstos no Regulamento Fundo Municipal Lojas com História. As candidaturas ao fundo podem ser submetidas a qualquer momento.
O programa Lisboa Empreende + é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que visa apoiar empreendedores na criação de novos negócios – oferecendo consultoria, capacitação, ajuda no acesso a financiamento e integração no ecossistema local -, bem como fortalecer o tecido empresarial da cidade, prestando consultoria a micro, pequenas e médias empresas em Lisboa, especialmente as que enfrentam dificuldades, nas áreas de gestão, jurídica, comunicação e marketing.
Destinatários:
Como funciona:
Após a pré-inscrição online, será contactado para uma reunião exploratória, onde é realizada uma análise preliminar do seu projeto. Se o projeto for elegível, terá acesso a apoio técnico especializado, assim como a uma rede de parceiros que o ajudarão a implementar e a consolidar o seu negócio.
Todo o apoio prestado pelo Lisboa Empreende+ é gratuito. A equipa do programa reserva-se o direito de admissão, avaliando a elegibilidade dos projetos apresentados.
Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição, visite o site oficial do programa
A UACS – União de Associações do Comércio e Serviços oferece diversos serviços de apoio aos seus associados, no edifício da Casa do Comércio, na Rua Castilho, 14, em Lisboa, onde funcionam os órgãos sociais, os serviços administrativos e os gabinetes de apoio.
Como aderir ao serviço Medicina do Trabalho da UACS?
A adesão a este serviço implica o preenchimento de uma ficha provisória, também disponível nos serviços, com base na qual será depois elaborado um contrato entre a União e a empresa Associada, de acordo com o estabelecido na legislação em vigor.
Onde são realizados os exames Auxiliares de Diagnóstico da Medicina do Trabalho UACS?
Os exames auxiliares de diagnóstico (eletrocardiograma, audiometria, rastreio visual) realizam-se na sede da UACS, no gabinete de exames auxiliares.
É possível realizar as consultas de Medicina no Trabalho na empresa que subscreveu este serviço?
Sim, as empresas com 10 ou mais funcionários e que tenham optado pelas Modalidade 0 já podem, se assim o entenderem, solicitar a realização das consultas de Medicina do Trabalho na sua empresa.
Qual a regularidade com que têm de ser feitas as consultas de Medicina do Trabalho?
Os exames médicos são realizados de dois em dois anos para as pessoas com mais de dezoito anos e menos de cinquenta anos, e anualmente para aqueles que se encontrem fora destes limites etários (< 18 ou > 50). É o próprio gabinete que vai marcar a data em que se realizam os exames.
Quem deverá ir à consulta de Medicina do Trabalho?
Todos os trabalhadores por conta ou ao serviço de outrem, assim como os empregadores que se encontrem em situação equiparável aos trabalhadores que atuam na empresa.
A atuação do Departamento Jurídico da UACS desenvolve-se em quatro áreas principais:
O Departamento funciona em regime de atendimento personalizado (presencial, por escrito e por telefone), o qual é assegurado por técnicos ao serviço permanente da Instituição e por advogados externos.
Qual é o horário de funcionamento do Departamento Jurídico?
O horário de funcionamento do Departamento Jurídico é das 9H30 – 18H30.
Os Associados da UACS têm direito a consultoria jurídica gratuita?
Sim, a consultoria jurídica é gratuita para todos os Associados até quatro consultas presenciais/ano.
Como é que o Associado da UACS pode ter acesso a consultas jurídicas?
As consultas jurídicas estão sujeitas a marcação. O Associado pode fazê-lo através do telefone: 213 515 61 ou do email: g.jurídico@uacs.pt.
Caso o Associado já tenha beneficiado das quatro consultas gratuitas/ano, pode marcar mais?
Sim, as consultas jurídicas subsequentes têm um custo de 36,90 euros para o Associado.
Os Associados têm outros benefícios nos serviços prestados pelo Departamento Jurídico?
Todos os serviços prestados pelo Gabinete Jurídico são gratuitos ou têm condições vantajosas para Associados, consulte aqui.
A UACS dispõe técnicos para informar e apoiar os seus Associadas sobre os apoios, fundos e incentivos disponíveis. Existem várias opções de financiamento, que vão desde os fundos comunitários aos financiamentos da banca. O enquadramento no mecanismo de apoio mais adequado será efetuado mediante análise das necessidades de investimento de cada empresa.
Como é que a UACS pode ajudar em candidaturas a fundos comunitários?
A UACS dispõe de parceiros especializados na formalização de candidaturas, com vantagens e benefícios para os Associados.
O financiamento de uma empresa é por norma um dos grandes quebra-cabeças dos empresários.
Qual a melhor fonte de financiamento para o meu negócio? E qual o custo de cada uma das alternativas? Como se desenrola o processo? Que garantias preciso disponibilizar?
Estas são apenas algumas das questões que queremos ajudar a responder.
Todas as opções disponíveis no mercado representam fontes de financiamento passíveis de serem utilizadas, contudo, cada uma delas tem vantagens e desvantagens que devem ser conhecidas para a tomada de decisão do empresário.
Os fundos de que normalmente cada um dos empresários dispõe são quase sempre escassos. Por outro lado, existem fontes de financiamento distintas de acordo com a fase em que se encontra a empresa.
Fontes de financiamento internas
Poupanças pessoais do empresário
As poupanças pessoais são uma das formas mais comuns de financiamento dos negócios. Trata-se do uso de recursos próprios acumulados ao longo do tempo, como economias pessoais, ou a venda de bens pessoais, com vista a financiar necessidades de financiamento dos negócios. Essa opção oferece total controlo ao empresário, já que não envolve terceiros nem pagamento de juros, contudo o risco é inteiramente assumido pelo empresário e põe em causa o património pessoal, sendo limitado.
Reinvestimento de lucros
Para empresas já em operação, reinvestir os lucros obtidos é normalmente das estratégias mais utlizadas para financiar os negócios.
Em vez de distribuir os lucros entre os proprietários ou acionistas, o dinheiro é utilizado para fortalecer o negócio ou colmatar situações de financiamento da atividade.
Contudo, existem negócios, que por diversos motivos, podem estar em situação de dificuldade de gestão e rentabilidade do negócio, e pode não ser possível conseguir obter estes valores.
Fontes de financiamento externas
Financiamentos bancários
Os financiamentos bancários são uma das formas mais tradicionais de financiamento externo. Os bancos oferecem diversas soluções bancárias com linhas de crédito específicas para empresas, com condições que variam conforme o perfil do negócio e a finalidade do financiamento.
Deixamos aqui informação sobre algumas destas soluções bancárias:
Como pode aceder?
Para aceder a este tipo de financiamento o promotor deve dirigir-se a várias instituições bancárias e informar-se junto destas sobre os produtos financeiros disponíveis, condições, taxas de juro associadas, e analisar com atenção a informação disponibilizada.
Vantagens:
Entrada de um novo sócio
Business Angel
Forma de financiamento de uma empresa que se traduz na entrada de um novo sócio (investidor individual).
Principais características:
Como pode aceder?
Os business angels estão normalmente organizados em Portugal de três formas:
Principais vantagens:
Sociedades de Capital de Risco
Forma de financiamento de uma empresa que se traduz na entrada de um novo sócio. A entrada deste novo sócio dá-se geralmente por via de aumento de capital ou de subscrição de capital inicial.
Principais características:
Como pode aceder?
O empresário deve:
Principais vantagens:
Apoios públicos
Há regularmente a disponibilização de quadros de apoio que permitem a concessão de incentivos financeiros para estimular o empreendedorismo e o crescimento das PME.
Atualmente estão a vigor, em Portugal, dois grandes mecanismos de apoio – o PRR e Portugal 2030 – que disponibilizam subsídios a fundo perdido, empréstimos com condições vantajosas e apoios à inovação.
Contudo, as empresas devem ter um cuidado especial para verificar se a sua estratégia se enquadra em alguns dos mecanismos de apoio disponível, que normalmente tem regras próprias e com alguma complexidade associada.
Outros apoios disponibilizados às empresas são os apoios do IEFP, que são apoios à contratação que consistem na atribuição de apoios financeiros às empresas que celebrem contratos de trabalho, nomeadamente:
SUBSCREVA
A NEWSLETTER
Estratégia municipal
Programas de apoio
Balcão Comerciante (em breve)
Capacitação e formação
Regulamentação e legislação (em breve)
Feiras e mercados
Notícias
Eventos
Consumidor (em breve)