Dia: 15 de Janeiro, 2026

  • Câmara de Lisboa emite novas regras que limitam a venda de bebidas para consumo na rua

    Câmara de Lisboa emite novas regras que limitam a venda de bebidas para consumo na rua

    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou novas regras que limitam a venda de bebidas alcoólicas para consumo na via pública, com o objetivo de reduzir o excesso de ruído e proteger o bem-estar, o descanso e a qualidade de vida na cidade. A decisão tem por base as várias queixas apresentadas por residentes, juntas de freguesia e associações de moradores junto da autarquia, da Polícia Municipal e da Polícia de Segurança Pública.

    A venda fica proibida de domingo a quinta-feira, entre as 23h00 e as 8h00, e à sexta, sábado e véspera de feriado, entre as 24h00 e as 8h00 do dia seguinte, aplicando-se a toda a cidade e aos estabelecimentos abrangidos pelos Grupos I a VI do Regulamento dos Horários de Funcionamento.

    Segundo a proposta aprovada em Reunião de Câmara, no dia 14 de janeiro, a proteção da saúde pública e da tranquilidade dos residentes deve prevalecer quando se verifique o funcionamento desregrado de alguns operadores.

    Estão previstas exceções para o consumo no interior dos estabelecimentos ou em esplanadas licenciadas, durante o respetivo horário de funcionamento, para vendas com entrega ao domicílio e durante as Festas de Lisboa.


  • Tomada de posse dos novos órgãos sociais da UACS nos Paços do Concelho

    Tomada de posse dos novos órgãos sociais da UACS nos Paços do Concelho

    Os novos órgãos sociais da União de Associações do Comércio e Serviços (UACS) tomaram posse no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa, numa cerimónia que assinalou o início do mandato 2026–2029.

    Carla Salsinha, primeira mulher a liderar a associação, foi empossada como presidente reeleita da Direção da UACS, a mais antiga estrutura associativa do comércio em Portugal, com origens que remontam à fundação da Casa dos Vinte e Quatro, em 1383.

    Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou o papel central do comércio e dos serviços na economia da cidade e reafirmou o compromisso municipal no apoio ao setor, destacando medidas como a requalificação dos mercados municipais, a redução da burocracia e o reforço do programa Comércio+.


    Na sua intervenção, Carla Salsinha apontou desafios prioritários para Lisboa, como a mobilidade, a segurança, a higiene urbana e a venda ambulante, defendendo uma cooperação reforçada entre município, freguesias, Governo e tecido empresarial. A cerimónia contou ainda com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.